Novas promos 2016 Novembro

Reverb Blog

TALKING TO MONIQUE MAION..

Por Move That Jukebox | 16 comments

TALKING TO MONIQUE MAION..

Monique Maion, 24 anos, ainda não pode ser considerada um hype brasileiro, mas já tem bastante história pra contar sobre suas experiências no exterior e seu destaque no Oriente.

Com somente um álbum solo lançado, Lola, a moça já compõe material para um novo trabalho, o Ex!, que começou a se popularizar no Brasil ao ser confirmado como uma das atrações do Festival Planeta Terra, no próximo final de semana em São Paulo. Foi sobre esse e outros projetos que conversamos com Monique, além de abordar o envolvimento da cantora com o mundo da moda. Check it out...

Conta pra gente quem é Monique Maion e como ela entrou no mundo da música?

Um ser feminino libriano de 24 anos que nasceu na época errada, formada em canto e ciências contábeis. Desde os 7 anos estudo musica e componho desde os 14. No meio do caminho tive uma pedra, a dúvida se música me daria estabilidade e todas essas palavras que a sociedade econômica inventou para te padronizar na produção mundial da frustração. Fui auditora de uma multinacional e auditei gigantescas e cabeludas corporações por quase 4 anos levando vida dupla, conhecendo mil facetas e compondo muito sobre isso. Ao mesmo tempo aprendendo bastante para me proteger dos vampiros do meio musical. Há um ano larguei a vida corporativa de escritório, porém a musica não deixa de ser uma corporação quando você visa viver disso. Minha experiência com contratos, leis e blábláblás é uma bagagem e tanto. A auditoria foi uma grande escola.

Uma das primeiras coisas que a gente repara é que você é bem fashionista. Qual é a sua relação com a moda?

Adoro roupas e principalmente acessórios, mas não sou ligada apenas em marcas, grifes e toda essa punhetagem do mundo da moda. Se eu uso é porque gostei da roupa e não da etiqueta etc. Gosto muito da Thais Gusmão, Melissa, Doc Dog, American Apparel e Chilli Beans. Tenho parceria com a Pop Chiq que faz peças lindas, chiques e baratas para eu usar nos palcos e no dia-a-dia. Descobri a Reverbcity recentemente e já tenho uma coleção de broches e camisetas. Compro bastante coisa no Ebay e sou rata de brechó. Tenho aversão a Louis Vuitton, Daslu, Prada e todas essas lojas que são iguais há décadas com preços abusivos que servem unicamente para demonstrar status social e padronizar as patrícias e patrícios nas ruas usando peças quadradas e ridículas cor marrom cocô (tipo LV bege cocô com marronzinho cocô por apenas 4.500,00). Você tem carreira solo e toca em mais três grupos: Sunset, Die Katzen e o mais recente Ex!.

Quais são as diferenças entre eles e qual é o motivo de manter quatro projetos diferentes?

Meu projeto solo assim se chama só porque tem meu nome, mas hoje na verdade é uma banda que participa do processo criativo e tudo mais. Finalmente estou acompanhada de uma banda fantástica. Demorei um tempão para conseguir reunir músicos incríveis e também “gente fina”. Tem muito músico espetacular que é intragável, principalmente no meio jazzístico. A banda é composta por Ladislau Kardos, Fernando Coelho, Mauricio Biazzi e Piero Damiani. Meu primeiro cd, o Lola, é uma critica social de forma visceral. Também tem as releituras das minhas influências e musicas que escrevi em diversas épocas da minha vida. Em fevereiro de 2008 conheci o Gustavo Garde e criamos o SUNSET, que para mim é meu lado zen. Música para ouvir no pôr-do-sol, na piscina, no café da manhã e em todos os momentos “relax body and soul”. Em dezembro do ano passado, um pouco antes de embarcar para Europa, me tranquei junto com os loucos Renato Cortez (Seychelles) e Ismael Sedeski (Mamma Cadela) e piramos. Toda essa piração do submundo sarcástico, erótico, imprevisível e auto-sustentável é o Die Katzen. Tem uma pegada eletrônica trip hop. Nunca fizemos show. É um projeto low-file que lançamos na net. A EX! é uma banda nova que fui convidada a participar pelo Arthur Joly (Recohead). Eu componho a maior parte das letras e melodias. A proposta é outra: Dancefloor music muito bem produzida.

Falando no Ex!, muita gente se surpreendeu quando viu o grupo no line-up do Planeta Terra – a maioria das pessoas nem sabia do que se tratava. Como a produção do festival conheceu a banda?

Essa produção [do EX] está rolando há mais de um ano. É uma grande produção. O Carlos Pazetto (Brazil Next Top Model) faz a direção artística, o Ciro Midena foi o stylist das fotos, o Arthur Joly alem de guitarrista é o produtor musical. Temos parceria com a Chilli Beans e tem muita coisa rolando ainda.

Pelos seus projetos, a gente repara que você ouve uma centena de bandas diferentes, dos mais variados gêneros. Quais músicas marcaram a sua vida e o que você leva para seus grupos?

Eu escuto muita coisa mesmo. Por isso adoro discotecar também. Fico horas e horas a procura de coisas novas e principalmente velhas. Tom Waits marca minha vida em todas as épocas. Tenho fases. As vezes só escuto os blues, jazz e as tradicionais porem raras perolas do jazz. Tem época que só escuto coisa instrumental, afrika beat, ska etc. Vou indicar dois blogs FUEDAS: O do Nirso (que é do Mamma Cadela) e República de Fiume (do Ismael, que é do Mamma Cadela e do Die Katzen).

Um fato curioso é que, mesmo sem muita repercussão no Brasil, você já foi parar no primeiro lugar das músicas mais baixadas na Rússia. Como isso aconteceu?

Esse ano fechei com a gravadora inglesa Curve Music. Eles são responsáveis pela repercussão na Rússia, na Coréia do Sul e na Europa. Acredita que vendi cd físico na Coréia do Sul? Lá não se vende nada físico... nem jornal! Achei um luxo, fiquei super feliz. Enfrentei uns probleminhas burocráticos com barcodes para os cds chegarem no Brasil. Essa semana o cd físico já está disponível, assim como camisetas bolsas e etc. O Brasil funciona num compasso muito lento. O povo ainda é dominado pela Rede Globo e pela trilha sonora da novela das 8 e a Ana Carolina é tesouro nacional... Esse é o mainstream brazuca. Sempre foi assim. Não me espanta a receptividade gringa, muito pelo contrario. Nenhum lugar do mundo me tratou tão bem quanto a Alemanha e a Suíça. É uma questão cultural de respeito ao músico. Tanto faz se é um musico independente ou famoso. Você terá no mínimo comida, bebida, banho, cama e transporte, isso sendo underground.

O que a Ex! reserva pro Terra e o que a gente vai ver sobre a Monique nas próximas semanas? O que você anda preparando para o público?

Estou mega ansiosa para o Terra. Espero poder fazer um show divertido, dançante e cativante para todos. O festival é grande e será repleto de shows fodásticos como Sonic Youth, Primal Scream e o rei Iggy Pop. Hoje acordei com o som de um tiroteio na esquina da minha casa e eu moro afastada de São Paulo. Pensei: “estamos perdidos”. A única coisa que espero é emitir muita energia positiva para o público e fazer o bem nesse inferno que vivemos!

 

entrevista concedida para Alex Correa                                                                            fotos R Erib

Por Move That Jukebox | 16 comments

Olá! Você precisa estar logado para comentar. Clique aqui e faça um cadastro super rápido!

kam vložiti denar 2012 najboljše varcevanje

Você precisa estar logado para comentar.

I would add something else, of course, but in fact almost everything is mentioned!....

Você precisa estar logado para comentar.

Im so grateful that you enlightened me and the most important thing that it happened in time. Just think, I have been using the internet for six years already but its the first time Ive ever heard about it!....

Você precisa estar logado para comentar.

Thanks:) Cool topic, write more often! You manage with it perfctly:DD

Você precisa estar logado para comentar.

I was looking for the report in Yandex and suddenly came across this page. I found a little information on my topic of my report. I would like more, and thanks for that..!!

Você precisa estar logado para comentar.

L0HuMP I dot regret that spent a few of minutes for reading. Write more often, surelyll come to read something new!...

Você precisa estar logado para comentar.

kam vložiti denar financna tocka

Você precisa estar logado para comentar.

More posts of this quality. Not the usual c***, pelsae

Você precisa estar logado para comentar.

quem é Tom Waits? =)

Você precisa estar logado para comentar.

amei as fote e quero votar em vc ta capricho

Você precisa estar logado para comentar.

Hey hey mocinha, respeite o cu dos outros! cada um tem o seu... queridinha.

Você precisa estar logado para comentar.

quem nao gosta de tom waits é otario.

Você precisa estar logado para comentar.

eu tb não gosto! o melhor é o cigarro pagado + luva de renda na primeira foto

Você precisa estar logado para comentar.

eu... huaheuaeuhuheae

Você precisa estar logado para comentar.

Infos erradas. Ela ja fez shows na Alemanha Suiça e Inglaterra

Você precisa estar logado para comentar.

e ela gosta de Tom waits.. clap.. *

Você precisa estar logado para comentar.